domingo, 24 de abril de 2011

E agora? Vamos escolher o sofá?



É bom nos informarmos na hora de escolher um sofá. Como saber se o que está escolhendo é a melhor opção para você?

Achei algumas dicas na Revista Casa:
Quais as medidas (altura e profundidade) que um sofá deve ter para ser confortável? Verifique a profundidade real do assento (espaço ocupado para sentar), que deve ser no mínimo de 58 cm. A altura (que dá apoio às costas) precisa ser em torno de 45 cm. A chegada dos importados trouxe sofás com profundidade de 1 m, bem maiores que os modelos produzidos no Brasil. "Isso não quer dizer que esse tipo de estofado seja mais confortável, pois a profundidade real nem sempre atinge os 58 cm", diz Alfredo Turcatto, sócio da Artelassê. Braços finos economizam espaço - rolinhos podem ser usados para disfarçar a falta de volume.
Quais os cuidados que devem ser tomados na escolha do sofá-cama? Tire as medidas do espaço do cômodo onde o sofá vai ficar e, antes da compra, considere a profundidade do sofá-cama quando aberto para saber se ele cabe no ambiente. Depois, avalie a espuma do estofado. "A densidade mínima indicada é 28", diz o designer Fernando Jaeger. Em alguns modelos, são usadas ainda percintas (mais resistentes do que as molas) na estrutura, que são tiras largas e elásticas, fixadas com presilhas de aço para sustentar a espuma. "No entanto, para conseguir uma base mais ergonômica, o ideal é usar uma chapa rígida de apoio para a espuma", completa Fernando. Quanto aos mecanismos metálicos de abertura, vale observar se são leves e se as articulações estão bem presas. A maioria das fábricas usa tinta epóxi, que retarda a oxidação das armações. Assim, tecidos em contato com a ferragem não mancham. 
Como deve ser a estrutura e a espuma do sofá? A estrutura deve ser de metal ou de madeira resistente, como pinho, cedro ou eucalipto. Molas de aço ou percintas (tiras elásticas que lhe conferem maleabilidade) devem entrar na composição da estrutura. A espuma do assento sempre deve ser mais dura que a do encosto: sente e experimente. Por último, não deixe de verificar se a garantia cobre todos os componentes do sofá.
Gostou? :)
I hope so!


Nenhum comentário:

Postar um comentário